51212 Atualizações no E-mail

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

... EVO DEVO : Das considerações Gerais sobre Darwin e o Mistério Evolutivo das Flores

... EVO DEVO : Das considerações Gerais sobre Darwin e o Mistério Evolutivo das Flores

... UM ANTIGO MISTÉRIO:

... Como sabemos, Darwin classificou como "mistério abominável" a grande variabilidade de plantas com flores. Na realidade isto o incomodava, pois toda esta diversidade não se enquadrava na visão gradualista que tinha da natureza.
... As plantas com flores , em pouco tempo se diversificaram bastante e isto era um fato que, de certa forma, desafiava uma explicação gradualista.

... Darwin era um apaixonado por orquídeas e classificou esta espécie de planta como uma das coisas cujo estudo mais lhe interessava.

... LUZ MODERNA SOBRE ESTE ANTIGO MISTÉRIO:

... O estudo de fósseis de plantas ancestrais mais próximas das que tinham flores revelaram o mistério que a Darwin incomodava.
... Na realidade, as plantas duplicaram seus genomas e ficaram assim expostas a grande variabilidade.

... SIMBIOSE BEM-VINDA:

... Além da duplicação de genomas ( que levou ao surgimento das plantas com flores) ocorreu a coevolução destas plantas com animais ( principalmente insetos e pássaros)
Uma grande variabilidade de insetos, pássaros, morcegos etc., foi atraída pelas pétalas brilhantes, coloridas, aromáticas e adocicadas das flores .
... Os animais ao visitar as flores se infestavam os grãos de pólen e ajudavam na fecundação das flores que estavam ou de outras que visitavam.
... A dispersão do grão de pólen facilitou muito a rapidez pela qual as plantas com flores se diversificaram.
... Além de ser disseminado por animais, que entravam em contato com as flores, o vento também o levava a grande distância.

... Portanto, duplicação de genoma + coevolução plantas/ insetos, pássaros etc resolveram aquilo que para Darwin era "um abominável mistério"; a rápida diversificação das angiospermas.

... EFEITOS DA PRESSÃO SELETIVA DAS FLORES NOS INSETOS

... As flores também atuaram como pressão seletiva para formatação de algumas partes e habilidades evolutivas dos corpos dos insetos.

... Antenas sensíveis, olhos que distinguiam cada vez melhor as cores, asas potentes e estabilizadoras para o voo e partes complexas do aparelho bucal dos insetos, se aperfeiçoaram como respostas à adaptação à diversidade das flores.

... Mais detalhes neste documentário:

http://youtu.be/eql1HjSGQJY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

... AntiCristo ÔMEGA - Cristo ALPHA

... Uma coisa que acho errado em todos os livros que falam da mitologia do antiCristo, que está entidade seria literalmente algo igual o...